Andar de transportes colectivos vai dar benefícios fiscais em Portugal

A medida faz parte de um conjunto mais vasto de incentivos ligados à fiscalidade verde, que estão incluídos na proposta de Orçamento do Estado para 2017 (OE2017), que será entregue na Assembleia da República na sexta-feira. A ideia em estudo pelo executivo é permitir a dedução à colecta do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) das despesas com bilhetes ou passes de autocarro, comboio ou metro, tal como existe hoje, por exemplo, com as despesas de educação ou as deduções pela existência de factura.
O modelo de implementação da medida não está ainda fechado e em discussão contínua estão não só quais os montantes a deduzir — se a totalidade ou apenas parte — como a clarificação de quais os transportes colectivos que serão elegíveis para que o benefício fiscal possa ser utilizado.

2 gústame

Mais um beneficio fiscal??? OMFG!! realmente é o mais perverso da fiscalidade, os serviços têm de ser tendencialmente gratuitos, e os impostos devem ser altos no IRS, que os ricos paguem os transportes, as escolas e a saúde dos pobres, ou de todos

Concordo na teoría, mas no fato, os “pobres” são quem utiliza o serviço público, por tanto o beneficio fiscal é um modo de aproximar a gratuidade.
Para que a progresividade do IRS seja tal, havería de ter os medios para que os ricos não façam evasão fiscal. Hoje as leis, nacionais e internacionais, disponiblizam que, para mais da evasão ilegal, haja evasão legal. Lembre o caso dos “papeis de Panamá” no que os fatos são condenaveis poítica e moralmente, mas não legalmente.
Para implantar o comunismo é preciso assaltar o paço de inverno, fusilar o zar e a familia, fazer revolução social baixo a ditadura do proletariado…e segurar não criar uma nova oligarquia dominante. Após isso o IRS será efetivo :smiley:

eu trabalhei com impostos, em Portugal e em Espanha, e posso dizer, sem muita dúvida, que quem usufrui os beneficios fiscais são os ricos, e com isto acho que temos um problema de terminologia, não me refiro aos donos de Portugal e do mundo, esses nunca vão pagar, como não pagavam os nobres no Ancien Regime, e passo a enumerar:

  • As despesas em educação favorecem principalmente em Portugal (em Espanha ñ existe o benefício) aos ricos, eles pagam os colégios dos filhos, cadernos, cursos e masters, os pobres vão à escola e no máximo podem meter livros escolares.

  • As despesas de saúde favorecem os ricos, (Portugal) aqui podes menter os dentes, a percina se tens dores de costas qualquer merda que tenha recomendação médica, os pobres vão ao centro de saúde e ao hospital e nem a taxa moderadora pagam.

  • Os benefícios fiscais para a compra de habitação favorecem os que podem comprar casa (Espanha)

  • Os planos poupança saúde e reforma (Spa e PT) favorecem aos que poder pôr dinheiro de lado para isto.

Em resumo, o beneficio fiscal, e abater à coleta, é o mais injusto que pode haver, são os pobres a pagar os vícios dos ricos, e pq os pobres? pq sofrem a carga fiscal maior, dedicam todo o seu rendimento ao consumo, que está taxado com IVA.

quando veja os serviços públicos universalizados e 0 beneficios fiscais, estará perto de um sistema fiscal melhor

1 gústame

Aí concordo. Na espanha não há benefício para educação, mas há centros concertados e subvenções para famílias.
Mesmo acho que o beneficio fiscal no transporte público, em Portugal, vai beneficiar mais a quem paga imposto (os ricos), que a quem nem tem de pagar imposto por ser pobre. Sim, estás no certo: mais solidária sería a gratuidade no transporte público.