A britânica Valerie tinha apenas 12 anos quando começou a perceber que nunca ia querer ter filhos

http://www.bbc.com/portuguese/geral/2016/04/160426_esterilizacao_40anos_gb_fn

Já Holly Brockwell, 29, contou à BBC, em novembro de 2015, que já tinha passado por quatro médicos diferentes para tentar ser submetida à laqueadura pelo serviço público de saúde britânico, sem sucesso.
Eles disseram que ela era “jovem demais para sequer considerar uma esterilização”.
Quando ela conseguiu ser encaminhada para a entidade encarregada desse tipo de procedimento, disseram a ela que não havia cirurgiões disponíveis.
“Podemos decidir engravidar aos 16 anos, mas não podemos renunciar à maternidade aos 29. Parece que nossas decisões só são levadas à sério quando se alinham com a tradição”, disse.
Depois da entrevista, Holly passou a ser alvo de comentários agressivos nas redes sociais, mas manteve sua decisão e sua opinião.

Valerie, porém, vê “retrocesso” na abordagem à questão. “No mínimo parece que não fizemos progresso nenhum. As mulheres deveriam estar empoderadas, mas nos infantilizam ao não nos dar o controle sobre nossos corpos.”
Quando fez a laqueadura, Valerie diz que ouviu críticas de que estava sendo egoísta, o que ela refuta.
“Não é mais egoísta colocar uma criança no mundo para sua própria gratificação? Escolher não ter um filho não é egoísta, pois a única pessoa afetada é você. Minha vida sem filhos permitiu que eu fizesse o que eu queria e quando eu queria.”

1 gústame